Professor da Disciplina

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Vídeos e fotos do trabalho de campo na UMEI Jardim dos Comerciários

https://drive.google.com/open?id=0BwbyRTJfuOdzd1JFTW1ROUR2NVk&authuser=0


Olá!

No dia 03/11, as estudantes do 8º Período do Curso de Pedagogia, Turno Manhã, juntamente com as estudantes do 6º Per. Ana Paula, Mariana e Thamires fizeram um Trabalho de Campo na UMEI Jardins dos Comerciários, em Venda Nova.

Tratou-se de uma atividade que visou a observação, a análise e a relação das ações que são realizadas na Educação Infantil, na Rede Municipal e o que está posto no Documento Proposições Curriculares para a Educação Infantil da PBH, sobretudo no que tange o quesito Linguagem Digital.

Além da intenção exposta acima, as estudantes tiveram a oportunidade de conhecer uma UMEI e entender, por meio das exposições e explicações dadas pela Vice-diretora Denise, pela Coordenadora pedagógica Elba e pela Coordenadora regional Adriana, a estrutura e o funcionamento de uma Unidade Municipal de Educação Infantil.

Fomos muito bem recepcionados e atendidos em todos os quesitos. Ficando, desse modo, nossos agradecimentos à GECEDI, à toda a equipe pedagógica da UMEI, às Professoras, aos funcionários e estudantes, os quais possibilitaram aquela manhã riquíssima na formação das nossas futuras Professoras.

Paulo V. Aguiar, Professor da Disciplina Informática Aplicada à Ed. Infantil.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

https://drive.google.com/file/d/0BwbyRTJfuOdzaDJRb1A2cHJqMVE/edit?usp=sharing

domingo, 13 de abril de 2014

Carmageddon: Reincarnation




https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=33-S3wN1HXk


Não me parece sensato que os educadores e educadoras (professores e Pais), sobretudo os que atuam na Educação Infantil, se limitem a "demonizar" os games, como muitos fizeram com a TV no passado. Faz-se necessário conhecer o mundo dos games, mundos das crianças, adolescentes e jovens ("digital native"). Os professores/educadores da sociedade informacional precisam dar conta de que há um novo espaço (cyberspace) e uma nova cultura (cyberculture), caso contrário eles não conseguirão estabelecer comunicação com as novas gerações. Muitas teses de doutoramento tem ajudado a entender a função de catarse que os games exercem. Outras tem mostrado como os games já estão sendo tratados como aliados do processo de ensino e aprendizagem. O grande desafio continua sendo aquele de trabalhar valores e de formação de consciências críticas. Está é a grande questão, ao meu ver.  Num espaço e numa cultura diferentes, é evidente que não podemos aplicar as mesmas leis e os mesmos princípios. Que tal se investirmos em conhecê-los primeiro?

Paulo, Prof de Informática Aplicada à Educação Infantil (PUC Minas)

Seguidores