Professor da Disciplina

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ainda sobre o vídeo abaixo: "on ou off"...

No prefácio do livro "Homo zappiens: Educando na era digital", Wim e Vrakking escreveram, citando Andy Warhol: “Dizem que as coisas mudam com o tempo, mas é você que, na verdade, tem de mudá-las".

Então. A respeito da excelente montagem audiovisual, à mostra no post "Novas tecnologias e uso consciente" seguem algumas observações:
1) Desde o início da Modernidade, os homens e mulheres ocidentais optaram por um estilo de vida caracterizado por rápidas mudanças. Os modernos substituíram  a passividade pela atividade. A permanência pela mudança.  Criou-se, então, um turbilhão de coisas do qual não se pode escapar. retornar, é simplesmente impossível.
2) As sociedades contemporâneas, além de sociedade do consumo, são denominadas sociedades da informação. Nela a linguagem digital tornou-se preponderante, por vários motivos. Entre os quais podemos citar a facilidade de armazenar, transmitir e preservar a informação. Não podemos sequer pensar a vida em sociedade sem conexão. Mas podemos repensar sim o que faremos em nossas redes sociais. Quando e como utilizaremos toda a parafernália mobile. Parece-me que um bom começo consiste em nos esforçarmos para ultrapassar logo essa fase do deslumbramento, característico dos "Imigrantes Digitais". Algo que não representa problema para os "Nativos Digitais". Em seguida, é fundamental compreender a diferença entre o transitório e o descartável, aceitando a transitoriedade como parte da existência e encarando de peito aberto e com entusiasmo os desafios propostos pelo novo.
3) Penso que a tecnologia pode nos ajudar a conectar, a cuidar e a preservar não só a natureza mas também tudo aquilo que realmente é significativo para nossas vidas. Então... não são as coisas que mudam tanto assim, não é mesmo?
Parece-me um erro demonizar a Internet ao estilo do que foi feito à TV há algumas décadas. Não me sinto bem com perguntas como " de que lado você está?". Esse maniqueísmo me preocupa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores